sábado, 1 de junho de 2013

Rio Tua – Antes da albufeira



Antes ainda de a água começar a ser represada pela barragem do Tua o http://www.curteavida.com (des)organizou uma ida ao Tua. Esta terá sido a última oportunidade de fazer um troço (parte final) em estado virgem, pois vai ser submerso pela albufeira à sua máxima cota. O Passeio decorreu em Maio de 2013 uma excelente altura para passear na região pois nem se encontra muito calor nem o contrário.
 Entramos no rio junto à localidade do Cachão (Mirandela), seguimos ao sabor da corrente apreciando as margens cobertas de espessa vegetação e escarpas bastante propícias à fotografia. O destino foi a localidade do Abreiro (Mirandela), concretamente a desactivada estação da linha do Tua (CP). Ao longo do percurso transpusemos alguns açudes e um ou outro rápido a exigir alguma aplicação de dotes de águas bravas, mas sendo todos os obstáculos acessíveis com excepção de um rápido imediatamente antes do Abreiro, esse a requerer alguma cautela ou “porteamento”. Atenção que um ou outro açude pode fazer algum refluxo de água pelo que devem ser bem observados antes de se avançar para a sua transposição.
No Abreiro montou-se o “Camping” preparou-se a comidinha devidamente regada por um belo tinto e algumas jolasJ. Em seguida fomos ao Bar http://cafeviario.blogspot.pt/ onde pudemos apreciar além de uma hospitalidade só possível em trás-os-montes, de uma extensa colecção de cervejas nacionais e internacionais. A não perder, mesmJ
No dia seguinte novamente no rio, partimos do Abreiro em direcção ao Amieiro (Alijó), o percurso na sua segunda metade apresenta já alguns rápidos um pouco mais trabalhosos, acessíveis no entanto a um nível intermédio de praticante. Novamente se recomenda que na dúvida se pare para analisar primeiro o obstáculo antes de se avançar para o mesmo.
Terminada que estava a fase rio, restou regressar ao café via rio no Abreiro para um saboroso lanche final composto por umas saborosas alheiras caseiras bem típicas da região.
Notar que o passeio foi efectuado em kayak`s de águas e bravas e SOT sendo que as passagens mais complicadas devem ser evitadas pelos SOT.
A quem pretenda conhecer esta bela região, bom passeio!!! J

Sem comentários:

Enviar um comentário