sábado, 1 de junho de 2013

Autonomia de dois dias em Kayak – Alto Douro Vinhateiro



Nos dias 9 e 10 de Março tive o privilégio de integrar mais uma saída (des)organizada pelo www.curteavida.com desta vez o cenário escolhido foi o Douro superior entre as localidades do Pocinho e da Ferradosa. No primeiro dia saímos pelas 09h30 de uma pequena praia fluvial com bons acessos para carro, localizada a cerca de 300mt da estação ferroviária do Pocinho. Logo após uma curta distância alcançamos a foz do rio Sabor, onde num agradável jardim dotado de excelentes condições, fizemos uma pequena pausa para retemperar forças e estômagos. Retomado o rio, seguimos novamente em direcção a jusante, aproveitando para contemplar a magnífica paisagem das encostas do Douro, que, vistas do rio e particularmente de Kayak, assumem uma grandiosidade difícil de quantificar. A paisagem vai alternando entre os famosos vinhedos dourienses e áreas de cultivo com laranjais, oliveira, e amêndoa a marcarem forte presença. Avista-se regularmente rebanhos ora de caprinos ora de ovinos bem guardados por cães pastor.
Ao fim de cerca de 20 Km de descontraída remada escolhemos um local para pernoitar junto a uma ponte ferroviária da ainda sobrevivente Linha do Douro, algures perto de Freixo de Numão. Aí montamos tendas e aí para jantar foi preparada uma bela caldeirada de peixe antecedida por uns apetitosos camarões, tudo bem regado por uns agradáveis vinhos e cervejas. Água não, que o Douro já tinha muita eh eh J
Na manhã de Domingo, levantamos o acampamento e pelas 09h30 prosseguimos rio abaixo até ao local previsto para final da pequena expedição, a antiga estação ferroviária da Ferradosa. Pelo caminho, tempo para pôr a conversa


em dia, tirar mais umas fotos em cenários de excepção, apreciar as várias e esplendorosas quintas vinhateiras localizadas junto ao rio, apreciar também as belíssimas estações ferroviárias da Linha do Douro.
Chegados à Ferradosa pelas 14h00, fizemos uma merecida pausa para almoço com as sobras que cada qual havia transportado. Foi também a oportunidade de apreciar a antiga estação ferroviária da Ferradosa (desactivada em função de uma alteração de traçado da linha efectuada em meados de 1980 provocado pela construção da barragem da valeira alta). Terminada a breve refeição, faltava a cereja em cima do bolo, o cachão da valeira, localizado a cerca de 1,5Km a jusante da Ferradosa, antes da última curva que antecede o avistamento do paredão da barragem da valeira alta, trata-se de um troço que representou até 1791 o limite superior navegável do rio Douro por apresentar até essa data um obstáculo natural à navegação constituído por uma cascata (eliminada após 11 anos de trabalhos no reinado de D. Maria I). Actualmente o local é navegável, apresenta no entanto um estreitamento do rio confinado em ambas as margens por escarpas graníticas que se erguem a dezenas de metros de altura. O local mantém-se perigoso pela possibilidade de ocorrência de fortes ventos como foi o caso aquando da nossa visita. Lá se pode avistar uma curiosa inscrição na parede granítica a assinalar a conclusão dos trabalhos de navegabilidade do cachão da valeira.
Retornados à Ferradosa, foi altura de arrumar o material para o regresso a casa.
Esta pequena autonomia foi efectuada em Kayak`s de Mar, transportando nos mesmos todo o equipamento necessário a uma permanência em autonomia durante os dias de Sábado e Domingo. Um passeio que se recomenda!
Fica a vontade de conhecer ainda mais do rio Douro J

Sem comentários:

Enviar um comentário